Petra - Jordânia

 

 

          Há grandes monumentos de fama mundial que decepcionam quando são observados de perto, pois são extremamente iguais aos que se vêem em fotografias e nada mais parece saída da imaginação de algum estúdio cinematográfico. Após passar por uma passagem chamuscada e pedregosa, você entra em uma fenda estreita conhecida como Siq, espremida entre paredões rochosos verticais tão rentes que mal se vê o céu. Essa e a entrada secreta de uma cidade que se manteve oculta do mundo exterior por mais de meio milênio, ate ser redescoberta em 1812 por Jacob Burckhardt, um aventureiro suíço disfarçado de estudioso islâmico. Ao seguir pela Siq, a ansiedade vai crescendo.

          Não fosse pelas multidões de turistas no local, você poderia ate se imaginar como o primeiro explorador deparando com a cidade perdida. Mas nada tira a emoção da primeira visão mágica de Petra, quando você faz a ultima curva e fica cara a cara com a famosa fachada rosada da Câmara do Tesouro escavada na rocha. A sensação e de espanto total, como se estivesse em um romance de Edgar Rice Burroughs.

 

 

Dicas

 

          - Não perca a chance de passear de camelo, um bom meio de visitar ruínas desta antiga cidade na rota das caravanas.

          - Participe de uma caminhada guiada em Petra a noite, quando o local fica ainda mais mágico e encantador.

          - Nem pense em dar uma de Indiana Jones e sair pela Siq a galope num cavalo. Spielberg provavelmente pagou uma fortuna para que o cânion estivesse livre dos turistas.

          - Todo dia peça um almoço para viagem no hotel. Não há muitas opções em Petra, e essa providencia não custa caro.

 

 

 

Clima

 

Abril tem temperatura entre 20 e 24°C de dia e mais amena à noite.